Projeto ETE BARUERI

Estamos presentes na segunda maior ETE da América Latina – ETE BARUERI

banner mobile BLBW

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Barueri, localizada na grande São Paulo, no município de Barueri, é considerada a maior estação de tratamento de esgoto doméstico do Brasil e a segunda maior da América Latina. Com capacidade para tratar 12.000 L/s, a estação recebe esgoto das cidades de Jandira, Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra, Santana do Parnaíba e partes de Cotia, Embu e Itapecerica da Serra. Esta unidade/estação é responsável por tratar 56,9% do esgoto produzido na capital, atendendo 5,76 milhões de habitantes.

A ETE Barueri é responsável pelo tratamento de efluentes de milhões de pessoas residentes na grande São Paulo. Junto às outras tantas estações e sistemas de esgotamento, contribui para a redução da poluição nos rios da Capital.

Desde sua inauguração em 1988, a ETE Barueri tem passado por diversas reformas e ampliações. Atualmente ela ocupa uma área de 950 mil m², o que equivale a 115 campos de futebol.

A estação trata o esgoto biologicamente pela tecnologia de lodos ativados, atingindo eficiência de remoção de carga orgânica em 90%.

A BLBW também é responsável por automatizar todos os processos das elevatórias, inclusive diversas espalhadas por SP, que enviam dados para a ETE Barueri via rádio do SCOE.

Nós estamos refazendo todo o sistema de automação da ETE Barueri desde um novo CCO até a modernização dos processos de automação como novos painéis, vídeo wall para melhor controle e otimização dos processos da estação.

  • Fornecimento e integração de 18 controladores/remotas, 16 switchs para painéis, 17 IHMs;
  • Modernização do CCO;
  • Instalação de sistema de piso elevador, fornecimento e instalação de vídeowall com 18 monitores para o CCO e fornecimento de toda infraestrutura de cabeamento;
  • Infraestrutura de cyber segurança;
  • Fornecimento de serviço de desenvolvimento e integração de sistema de todos os controladores da ETE Barueri e sistema de supervisão e controle;
  • Adequação da infraestrutura dos anéis ópticos existentes;
  • Fornecimento de DIOs para painéis PCEs e adequeação de 41 painéis existentes;
  • Fornecimento de 1.756 metros de fibra, switches ópticos para integração de 2 painéis de grades existentes, 11 painéis de centrifugas e 4 painéis de sopradores;
  • Fornecimento de anel óptico para o sistema de adensamento de lodo, integrando 12 painéis;
  • Fornecimento e desenvolvimento de software aplicativo do PAC/IHM/SSC.

ETE BARUERI