Projeto Parque Novo Mundo

Estação de Tratamento de Esgotos Parque Novo Mundo

A Estação de Tratamento de Esgotos Parque Novo Mundo está localizada no Município de São Paulo, na margem direita do Rio Tietê. Situa-se a cerca de 300 metros a jusante da foz do Rio Cabuçu de Cima, nas proximidades da Ponte Aricanduva da Via Marginal do Rio Tietê e dos acessos às rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias.

A BLBW desenvolveu a solução para automação de todos os processos da elevatória, projetou e instalou os servidores e historiadores do sistema SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) além de ter projetado, montado e instalado os painéis elétricos utilizados nos controles da ETE.

Ela foi concebida para tratar o esgoto pelo Processo de Lodo Ativado Convencional com capacidade nominal para final de plano de Q = 6,3m 3/s, sendo sua implantação prevista para ocorrer em três etapas. A primeira fase da construção foi concluída e entrou em operação em 1998.

O objeto desta obra prevê intervenções nas fases preliminar e tratamento biológico, através da Implantação de 2 (duas) grades finas e esteira, fornecimento de 16 (dezesseis) peneiras rotativas, substituindo as 8 (oito) existentes, e da implantação de uma nova caixa de areia com sistema de remoção contínua de areia contemplando também as caixas de areia existentes.

Estação de Tratamento de Esgotos Parque Novo Mundo